Características
É uma das pontes mais interessantes e singulares de Portugal. Elegantíssima obra de engenharia inaugurada em 1913, tem uma altura de cerca de 28 metros. É composta por vários arcos de geometria complexa e invulgar: o arco maior abraça o leito do Rio Vouga, enquanto que os restantes arcos são mais pequenos e alguns deles assentam directamente no arco principal. Vários estudiosos defendem ser esta a mais alta ponte do país construída em pedra. Com 165 metros de comprimento, é constituída no seu todo por 12 arcos de tamanhos vários. O maior, de forma parabólica, abraça firmemente as margens do rio Vouga, tendo de altura 27 metros e de vão (comprimento da base) 53 metros. O fecho deste arco, o central, apresenta apenas 90 cm de espessura. Os restantes 11 arcos partilham da base do arco maior, havendo uma duplicidade de soluções geométricas e de engenharia verdadeiramente arrojadas.
A ponte insere-se num recanto natural verdadeiramente paradisíaco de verdes matizantes das montanhas que desaguam languidamente nas águas do rio Vouga, donde sobressai pela sua imponência, majestosa e sóbria, transmitindo uma imagem ímpar de beleza natural e artística.
A construção da Ponte do Poço de Santiago remonta ao ano de 1913, tendo sido necessários 3 a 4 anos para a sua conclusão e teve como orientador no terreno o engenheiro francês F. Mercier.
Fonte: http://terrasdeportugal.wikidot.com
0 comments:
Enviar um comentário