terça-feira, 16 de agosto de 2016

Estudos vão ser retomados...

Na última reunião do Conselho Metropolitano do Porto, Emídio Sousa, presidente da câmara municipal de Santa Maria da Feira, levantou novamente a questão relativa aos estudos de viabilidade para a requalificação da Linha do Vouga entre Espinho e Oliveira de Azeméis. E, ao que parece, os estudos vão ser retomados...


Na nossa óptica, questionamo-nos se realmente vale a pena recomeçar a estudar o que está (mais) que estudado. Os estudos concluíram que a requalificação da linha era viável do ponto de vista económico a médio/longo prazo, pois atravessa grandes capitais de concelho e, como tal, não faltariam passageiros. No entanto, o grande obstáculo prende-se com a execução da infraestrutura propriamente dita.

Já por diversas vezes alertamos que a Linha do Vouga foi construída como "linha de montanha", de bitola métrica, serpenteando os vales, num canal ferroviário demasiado apertado e idealizado para ser bastante "poupadinho" em termos de obras arte (pontes, túneis, etc.), o que tornou a sua execução muito mais barata nos inícios do século XX. Queremos com isto dizer, que a requalificação da Linha do Vouga com vista à sua reconversão em bitola ibérica, no canal ferroviário original, é praticamente impossível. Muito provavelmente, seria mais eficaz construir uma linha de raiz.

Desafiamos os políticos e os estudiosos, que pretendem a requalificação da Linha do Vouga para ligação à CP Porto, a irem conhecer, por exemplo, o famoso "Euskotren", no país basco. Estamos convictos que passarão a olhar de uma forma mais séria para a "via estreita" e perceberão que, afinal, um comboio que circula neste tipo de bitola, também poderá atingir os 80 km/h.

Nota: o jornal que aqui partilhamos é da autoria de "Correio de Azeméis".

0 comments:

Enviar um comentário

Contacto

Fale connosco

Quer juntar-se ao movimento? Tem documentos interessantes, tais como vídeos, fotografias, postais (etc.), que gostaria de partilhar connosco? Então contacte-nos!

Endereço:

Não definido.

Disponibilidade:

Segunda a sexta entre as 17h30 e 22h30

Telefone:

Não definido.