segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Rampa de Albergaria: um ex-libris desconhecido...


O principal símbolo da Linha do Vouga é, sem sombra de dúvidas, a ponte do Poço de Santiago, localizada no extinto troço que ligava Sernada do Vouga a Viseu. No entanto, há outra obra por muitos desconhecida mas de importante calibre e que merece igual destaque, pois consideramos, também, um verdadeiro ex-libris desta via férrea.

Trata-se da "rampa de Albergaria", uma obra de engenharia construída, essencialmente, para vencer o desnível de, aproximadamente, 100 metros de altitude, entre Albergaria-a-Velha e Sernada do Vouga. O trajecto, com cerca de sete quilómetros, "serpenteia" uma densa área florestal e conta, ainda com dois túneis, nomeadamente o túnel dos "Açores" (116 metros) e o túnel do "Minhoto" (43 metros).


Nos dias de hoje, o comboio continua por lá a passar mas já não é possível viajar nele uma vez que o serviço de passageiros está inactivo desde o ano de 2013. Ainda assim, estamos convictos que o serviço será reactivado, no mínimo num panorama turístico. Para compreender melhor a obra da qual falamos, deixamos aqui um vídeo bastante interessante no qual é possível, do mesmo local, observar o comboio a passar em três sítios diferentes!   


Vídeo de: Eduardo Baleizão/Youtube

0 comments:

Enviar um comentário

Contacto

Fale connosco

Quer juntar-se ao movimento? Tem documentos interessantes, tais como vídeos, fotografias, postais (etc.), que gostaria de partilhar connosco? Então contacte-nos!

Endereço:

Não definido.

Disponibilidade:

Segunda a sexta entre as 17h30 e 22h30

Telefone:

Não definido.