Um dos nossos sonhos, um dos nossos "projectos" que levaram à criação deste Movimento, um dos nossos objectivos e uma das nossas intenções para a sobrevivência da via estreita em Portugal, e neste caso em concreto, da Linha do Vouga, vai ser cumprido! O Comboio Histórico do Vouga é uma realidade e estará ao alcance de todos a partir de Julho.
No entanto, como seria previsível ao longo deste processo, nem tudo são boas notícias. Nas últimas semanas, o executivo da câmara municipal de Águeda divulgou os horários e preços para esta nova oferta turística, que mais tarde vieram a ser confirmados pela própria CP- Comboios de Portugal. É precisamente o preço que faz manchete no campo das notícias menos boas. Várias pessoas têm demonstrado o seu descontentamento pelos preços "proibitivos" deste comboio histórico (29,50 euros para adulto e 16 euros para criança).
Chegamos, portanto, a uma fase em que o nosso Movimento têm de assumir uma posição que permita dar vóz a todos os quanto se demonstraram desiludidos pelos preços anunciados. Se olharmos para a história da via estreita e os princípios da sua utilização, verificamos que existe um contra-senso muito grande quando nos dias de hoje se tenta transformar um comboio histórico de via estreita num produto "gourmet". De facto, este comboio histórico está, por enquanto, muito longe daquilo que idealizamos para a Linha do Vouga.
Este ou qualquer outro comboio de carácter turístico que fizesse serviço nesta linha deveria ser virado para as massas e não apenas para quem tem "massa"! Efectivamente, não temos dados que nos permitam calcular os custos operacionais deste serviço nos moldes actuais, mas estamos convictos que não se deve ou não se tem de obter o retorno, quase que à força, do investimento que foi feito logo no ano de estreia. Ora, na nossa opinião e sendo este o ano zero do Comboio Histórico do Vouga, os preços deviam ser mais apelativos (por exemplo 20 euros adulto, 10 euros criança) de forma a captar a atenção de quem pretendesse viajar em família ou até mesmo de instituições públicas como escolas ou lares da terceira idade. Lamentamos de igual modo que, neste momento, o Comboio Histórico do Vouga seja visto, de certa forma, como mais um aperitivo para quem pretende viajar... no Comboio Histórico do Douro.
Apesar de discordarmos dos preços que serão praticados nesta fase inicial, o comboio histórico continuará a ser promovido e apoiado por este Movimento, pois queremos imenso que obtenha sucesso. Temos a perfeita noção que está na mão de todos nós contribuir para que este serviço seja um sucesso e se repita em anos futuros. Como tal, deixamos aqui mais um excelente vídeo para "aguçar a boca" de todos aqueles que estão "sedentos" por viajar no "novo Vouguinha".
Texto: Movimento Cívico pela Linha do Vouga
Vídeo: Fernando Liberato (Youtube)
Evidentemente o preço é mesmo disuasorio
ResponderEliminar