![]() |
Estação de Pinheiro da Bemposta. Foto: pinheirodabempostatravancapalmaz.pt |
No início desta semana, fomos alertados pelo nosso seguidor Jorge Seoane para o que parecia tratar-se da remoção dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV) da estação de Pinheiro da Bemposta, em Oliveira de Azeméis. Situada ao quilómetro 44 da Linha do Vouga, esta estação permite o cruzamento de comboios num ponto intermédio do seu troço central, no entanto, há já largos meses que as AMV se encontravam desativadas. Preocupados com o que parecia tratar-se da sua remoção definitiva, procuramos explicações junto da Infraestruturas de Portugal, que esclareceu que "foi levantada apenas a meia grade do aparelho, tratando-se de trabalhos preparatórios para o início da empreitada de beneficiação do troço Oliveira de Azeméis/Sernada do Vouga, cujo início se prevê durante o mês de fevereiro de 2024".
![]() |
Apesar da má qualidade, para o qual pedimos desculpa, é visível a remoção do equipamento afeto à AMV, na estação de Pinheiro da Bemposta. Foto: Jorge Seoane. |
O MCLV tem vindo a alertar para o grave erro deste projeto de beneficiação, que não prevê a reposição das AMV, deixando o troço central, de 29 quilómetros, sem qualquer possibilidade de cruzamento, quer na estação de Pinheiro da Bemposta, quer na estação de Albergaria-a-Velha, onde as AMV já tinham sido removidas num passado recente. Há cerca de um ano, a CP manifestou igual preocupação e a sua intenção na preservação destes aparelhos, pelo que apelamos uma vez mais para que, caso ainda não o tenha sido feito, a IP proceda à correção do projeto, pois consideramos que ao não sê-lo feito, a exploração comercial deste trajeto tornar-se-á praticamente inviável.
0 comments:
Enviar um comentário