Segundo o calendário oficial da Infraestruturas de Portugal, as tão ansiadas obras de renovação do troço central tiveram finalmente o seu início há um mês. Como aqui demos conta, a empresa responsável pela execução da obra, a Mota-Engil Railway Engeneering, S.A., deu início aos trabalhos através da construção de um estaleiro junto ao apeadeiro de Travanca, em Oliveira de Azeméis.
Fomos acompanhando o seu processo evolutivo, que como se pode confirmar pelas imagens, não teve grandes avanços. No entanto, já podemos verificar a presença de vários metros de carris, algumas travessas e uma máquina que julgamos que irá servir para efetuar a soldadura de carril.
Os trabalhos de renovação da via deverão arrancar apenas no início do próximo mês.
MCLV, 19 de março de 2024
A maquina para soldar carril? Não me parece que assim seja, uma vez que o carril é soldado através de soldaduras aluminotérmicas.
ResponderEliminarA soldadura aluminotérmica é um passo vital na construção da infraestrutura ferroviária, utilizando uma reação exotérmica para criar metal líquido que une e repara os carris e é um processo muito manual.