As maioria das travessas ficaram carbonizadas na zona da rampa de Albergaria-a-Velha. Foto: Mário Pereira |
O Movimento Cívico pela Linha do Vouga deslocou-se a Albergaria-a-Velha e Sernada do Vouga para verificar o estado de conservação da linha, após os terríveis incêndios que devastaram aquelas localidades ao longo desta semana. É necessária uma intervenção urgente.
Infelizmente, as notícias que trazemos não são as melhores já que, se a norte de Albergaria-a-Velha a linha escapou praticamente ilesa, o mesmo já não podemos dizer da zona sul, já próximo de Sernada do Vouga, onde a linha está claramente inoperacional, dada a quantidade de travessas que ficaram carbonizadas pela força das chamas.
Na zona a norte de Albergaria-a-Velha, os danos na linha foram menos significativos. Foto: Mário Pereira |
Entretanto, fomos alertados por um dos nossos seguidores, que mora perto do túnel de Açores, para um cenário ainda mais preocupante, já que as altas temperaturas que ali se fizeram sentir provocaram torções nos carris e consequente deslocamento da linha.
As altas temperaturas provocadas pelas chamas torceram os carris e a linha saiu do sítio junto ao túnel de Açores. Fotos: Carlos Vidal |
O MCLV agradece publicamente aos bombeiros que combateram estes incêndios com toda a sua coragem e valentia. Segue também o nosso apelo ao Ministério das Infraestruturas e Habitação para que reúna os esforços necessários para que o troço da linha afetado possa ser reaberto com a maior brevidade possível.
MCLV, 22 de setembro de 2024
0 comments:
Enviar um comentário