O MCLV teve anteontem conhecimento através dos meios de comunicação social de que os autarcas da AMP voltaram a reunir com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, com vista, entre outros assuntos, a discutirem uma vez mais o futuro da Linha do Vouga.
Até 2005, a Linha do Vouga terminava lado a lado com a Linha do Norte. Com o enterramento da estação de Espinho, este interface deixou de existir. |
Segundo as notícias, o "Governo está a estudar a possibilidade de ligar a Linha do Vouga à Linha do Norte", no entanto não foi revelada qual a solução, já que o ministro terá afirmado que "não há soluções fechadas nem detalhadas para essa ligação".
Embora seja positivo o facto de aparentemente a atual tutela estar empenhada em resolver este dossier, não deixa de ser com alguma preocupação e apreensão que verificamos tais afirmações, já que não existindo uma solução fechada e apesar de todos os nossos alertas, isto pode muito bem significar que o assunto da mudança da bitola continua em cima da mesa.
Em 2021, a IP apresentou uma solução para a reposição da interface, que consiste no prolongamento da linha em estilo de metro de superfície até junto da estação de Espinho. |
Convém relembrar que para além dos mais diversos constrangimentos que tornam uma mudança de bitola praticamente impossível, existe um parecer de impacte ambiental desfavorável para uma ligação direta da Linha do Vouga à Linha do Norte na zona de Silvalde, além de que a própria Infraestruturas de Portugal já tinha apresentado uma solução de prolongamento da Linha do Vouga até junto da estação de Espinho, em estilo de metro superfície, por forma a repor o interface com a Linha do Norte, que ali existiu até 2005.
De resto, solução essa da qual somos defensores e que esperamos que acabe por ser a escolhida, pois é aquela que consideramos a mais realista e, como tal, a que apresenta maior garantia de concretização.
O PNI2030 prevê a modernização de toda a extensão da Linha do Vouga mantendo a bitola métrica e o estudo de soluções para reposição da interface com a Linha do Norte em Espinho. |
Para finalizar, a principal nota positiva descrita nestas notícias passa pelas afirmações do gabinete do ministério de Pinto Luz, que terá dado conta de que a beneficiação da Linha do Vouga é um processo "que está em curso e terá continuidade, como previsto no Plano Nacional de Investimentos 2030". Resumidamente, o PNI2030 prevê a modernização de toda a extensão da Linha do Vouga mantendo a bitola métrica e o estudo de soluções para a reposição da interface com a Linha do Norte, em Espinho.
Notícia JN: https://www.jn.pt/3321097665/decisao-do-governo-sobre-linha-do-vouga-anunciada-ate-outubro/
MCLV, 5 de setembro de 2024
0 comments:
Enviar um comentário